Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Sesap anuncia abertura de 63 leitos de UTI para pacientes de Covid-19 nos próximos 15 dias no RN

Com 219 leitos de UTI registrados no sistema para casos graves de pacientes com coronavírus, o Rio Grande do Norte registrava uma ocupação de praticamente 100% em três das quatro regiões de saúde no início da tarde desta segunda-feira (8). Mesmo com apenas 170 leitos estando efeticamente ocupados, o sistema tinha 38 unidades “bloqueadas” por problemas como falta de recursos humanos ou manutenção.

Às 13h46, o sistema Regula RN apontava que havia 50 pessoas nas prioridades 1 e 2, ou seja, que precisam ser transferidas para leitos críticos. Sete hospitais operavam com todos os leitos ocupados. Em resposta à alta demanda por leitos críticos, a Secretaria de Saúde do Estado anunciou no início da tarde que deverá abrir 63 leitos de UTI nos próximos 15 dias. No mesmo período, ainda devem ser aberto 50 leitos clínicos e dois de estabilização.

O anúncio foi feito pela subcoordenadora de vigilância epidemiológica, Alessandra Luchesi, durante a entrevista coletiva realizada diariamente pela Sesap. Ela ainda afirmou que cinco UTIs foram abertas no fim de semana em Caicó no Seridó potiguar. Essa, inclusive, era a região com maior tranquilidade nesta segunda (8), com menos de 70% de ocupação. Veja a distribuição:

Natal – 25 leitos de UTI e 10 clínicos (Hospital João Machado),
Mossoró – 15 leitos de UTI
Macaíba – 10 leitos de UTI e 5 clínicos
Pau dos Ferros – 2 leitos de UTI e 16 clínicos
Santo Antonio – 5 leitos de UTI e 6 leitos de retaguarda
São Paulo do Potengi – 6 leitos de UTI e 10 clínicos
Assú (região de Mossoró) – 3 leitos clínicos e 2 de estabilização

De acordo com Alessandra, o estado ainda está em fase de crescimento dos números de casos e óbitos. “Temos percebido o número da taxa de internações, como consequência da taxa de contaminação, o que reforça a importância da população ficar em casa, no pacto pela vida. Quanto mais a gente conseguir adesão ao isolamento social, mais rapidamente a gente poderá passar por esse enfrentamento e retornar nossas atividades com segurança”, disse.

De acordo com ela, a abertura dos novos leitos será gradativa. Até a próxima quarta (10), por exemplo, cinco leitos deverão ser abertos em Mossoró.

De acordo com a Sesap, nesta segunda-feira o estado tem 664 pacientes de Covid-19 internados nas redes pública e privada de Saúde. 340 estão em leitos críticos e 324 em leitos clínicos.

G1 RN

Publicidade:
Campanha Criança Disk 100