Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Segunda noite do Festival do Atum leva 12 mil para o cais em Areia Branca

O segundo dia da realização do “Festival do Atum: De Areia Branca para o Mundo!” no largo do cais Tertuliano Fernandes atraiu mais de 12 mil pessoas, somando visitantes do corredor gastronômico e o público que compareceu ao show do sertanejo Leo Chaves, que se apresentou na cidade trazendo o seu novo projeto solo.

A programação do Festival no segundo dia começou cedo, com a realização do II Fórum Sobre as Diretrizes da Pesca de Atum e Afins, evento coordenado pelo gerente de Pesca David Azevedo. O fórum debateu tópicos voltados a regulamentação da pesca do atum em Areia Branca e outros assuntos no tocante aos pescadores e a produção atuneira no município. Pela noite, a degustação no corredor gastronômico teve início às 20:00, antevendo a programação cultural no palco, que iniciou com o grupo Sambloco, esquentando a galera antes do show do sertanejo Leo Chaves, que trouxe um repertório conhecido do público em mais de duas horas de show.

Como no primeiro dia, o mascote do Festival “Tum Tum”, se fez presente durante a exposição nos estandes. A segunda noite de programação também recebeu a visita da senadora Zenaide Maia e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado. Os dois vieram conhecer e prestigiar o maior evento atuneiro do país. Recepcionados pela prefeita Iraneide Rebouças, a senadora e o representante do Governo do Estado percorreram toda a estrutura do evento, parabenizando as empresas que atenderam ao chamado da Prefeitura de Areia Branca e despertaram para a importância de investir em pratos especiais a base do atum.

O terceiro e último dia do Festival do Atum neste sábado (16) conta com uma programação dedicada aos cuidados da saúde do pescador e da família, a partir das 8h. Por sua vez, a degustação no corredor gastronômico começa mais cedo hoje — a partir das 18:30. Já a aguardada programação cultural no palco começa às 22:00, com a apresentação do Forró Bota pra Torar, antevendo a exibição do forrozeiro Flávio José, a partir da meia noite, encerrando o festival.

Atum no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de atum do Nordeste, concentrando cerca de 70% do fornecimento regional da região — onde destes, 60% é produção de Areia Branca, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). A pesca comercial movimenta mais de 270 milhões de dólares em todo o Brasil, produzindo cerca de 50 mil toneladas por ano.  O evento tem como objetivo consolidar o pescado como um símbolo da economia de Areia Branca, buscando atrair recursos e benefícios para o município, na forma do crescimento do comércio e da indústria. “Se nós temos 60% de 70% do pescado do estado, devemos investir para que isso aconteça na nossa cidade. É isso que vai gerar emprego, renda e fazer o dinheiro circular aqui dentro”, defendeu a prefeita.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Areia Branca – ASSECOM

Postado por Iria Araujo

Publicidade: