Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Prefeitura de Itajá promove mobilização de combate à dengue

Nesta quinta-feira 23, a Secretaria Municipal de Saúde, através da estratégia saúde da família João Antônio Ferreira, iniciou uma campanha de mobilização e orientação para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Vale ressaltar que a campanha vai ser realizada por todas as equipes de Saúde as Família. A iniciativa vai contar com diversas atividades como visitas domiciliares, orientações e distribuição de panfletos nas unidades de saúde, nas áreas urbana e rural do município, bem como a Esquina Saúde, um projeto que leva atendimentos para as áreas de difícil acesso a Unidade de Saúde.

“O objetivo dessa ação é eliminar os criadouros e orientar a população para dedicar o sábado como o dia de combate aos focos do mosquito. Em poucos minutos é possível examinar a casa e acabar com locais com água parada ”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ana Luiza. Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.

O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver. A secretária de Saúde Ana Luiza pede à população que recebam os agentes de saúde em suas residências para a verificação, pois este é um trabalho essencial para eliminar qualquer possibilidade de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, com a participação de todos conseguiremos eliminar este mal.

Assessoria de Comunicação de Itajá

Postado por Iria Araujo

Publicidade:
Clinica Sorrir