Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

PREFEITURA DE ITAJÁ CONTINUA COM CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO NA SAÚDE

A Secretaria municipal de Saúde mobilizou na última quinta-feira dia 26/07/2018 através da equipe Estratégias Saúde da Família em prol do combate as hepatites virais foi um sucesso a grande adesão da população na busca de informações sobre o tema e sobre os testes rápidos que estavam sendo feitos pelas enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde, resultou em mais de 797 testes realizados. Além dos testes de hepatite B e C. Também foi realizado teste de sífilis e HIV no Público alvo, aferição de pressão, testes de glicemia, distribuição de kit de preservativos e panfletos informativos.

As Agentes Comunitárias de Saúde fizeram busca ativa trazendo para a Unidade de Saúde os grupos de riscos para tomar conhecimento sobre o tema e medidas e formas de prevenção e combate às hepatites virais. julho foi adotado pelo Ministério da Saúde, como o mês de luta e prevenção das Hepatites Virais, tendo como o dia D de combate o dia 28 de julho. Isso não significa que a prevenção à doença deve ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-⁠se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.

De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da  população mundial, seja portadora de hepatite C crônica. O Ministério da Saúde alerta que é essencial evitar que a doença evolua para uma situação grave, pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio quando a doença já está em estado avançado.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificam os atendimentos e as informações sobre a importância do diagnóstico precoce dessas infecções. Os testes rápidos, que podem ser feitos nas UBSs, são maneiras fáceis e gratuitas de detectar se a pessoa é portadora de hepatite para começar o tratamento o mais breve possível, que está disponível na rede pública de saúde.

A Secretaria de Saúde recebeu todo público com coffee break e Agradeceu a todos pela participação e reforçou que os testes rápido estão sempre disponíveis na UBS, basta Procurar a (o) Enfermeira (o). O objetivo desta disponibilização é a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnostico do HIV e detecção da sífilis, e das hepatites virais.

Assessoria de Comunicação de Itajá

Publicidade:
Jack Barbie