Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Mudar faróis do seu carro será proibido a partir de 2021; veja o que muda

A maioria dos veículos que saem de fábrica, atualmente, já conta com a tecnologia do farol de LED. Esse tipo de iluminação veicular, sem dúvidas, oferece uma série de benefícios ao condutor. Para começar, a durabilidade das lâmpadas de LED é um dos principais atrativos: o seu tempo de vida útil chega a ser até 5 vezes maior em relação às lâmpadas halógenas, por exemplo. E, ainda, apresentam maior resistência a impactos e vibrações.

Além disso, é claro, o LED oferece maior capacidade de iluminação e brilho ao veículo, facilitando a visão dos condutores, principalmente à noite. As lâmpadas de LED também não aquecem e, de quebra, proporcionam uma redução no consumo de energia. É, sem dúvidas, uma excelente relação custo/benefício.

Por essa razão, é comum que os proprietários de veículos que não contam com essa tecnologia providenciem a substituição das lâmpadas halógenas pelas de LED. No entanto, é preciso ter cuidado. Alterar as características originais do veículo é uma atitude que requer amparo da legislação. Além disso, os condutores estão com os dias contados para realizar esse tipo de mudança.

Realizar a substituição dos faróis será permitido até 2020

Se você estava pretendendo mudar as lâmpadas do seu veículo, seja para um farol de LED ou qualquer outra alteração, é preciso ser rápido. Conforme estipula a Resolução n° 667/17, do Contran, em seu art. 2º, parágrafo 5º, será proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras que não sejam originais do fabricante. E essa proibição tem data marcada para ser aplicada.

Segundo o art. 12 da resolução já citada, as medidas estipuladas começarão a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2021. Ou seja, os condutores que estão pensando em adquirir um farol de LED têm pouco tempo para realizar a troca.

Nesse caso, é preciso considerar que aqueles que já substituíram faróis dos seus veículos não precisam se preocupar: se essa alteração tiver sido realizada obedecendo às determinações legais, eles não correrão risco de sofrer penalidades por isso.

Veja matéria completa AQUI

Portal Uol

Publicidade: