Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Medicação segura: Farmacêuticos aderem ao desafio global da OMS para 2017

109132

No dia 5 de maio é comemorado o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos. Para lembrar a data, o Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN), juntamente com o Conselho Federal de Farmácia e os todos os demais conselhos regionais do país, adere ao Desafio Global lançado no dia 29 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As entidades conclamam os farmacêuticos e demais profissionais da saúde de todo o país a trabalhar pela meta de reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos 5 anos.

De acordo com dados divulgados pela OMS, os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam aproximadamente 1,3 milhões de pessoas anualmente apenas nos Estados Unidos. Os números são semelhantes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, embora nestes o impacto seja praticamente o dobro em termos do número de anos de vida saudável perdidos. Muitos países carecem de dados concretos, os quais serão recolhidos como parte da iniciativa.

O Desafio Global – Global Patient Safety Challenge on Medication Safety (disponível em inglês) – tem como finalidade abordar as fragilidades nos sistemas de saúde que levam a erros de medicação e os graves danos que isso pode acarretar. A iniciativa estabelece maneiras de melhorar a forma como os medicamentos são prescritos, distribuídos e utilizados, e aumentar a conscientização entre os pacientes sobre os riscos associados ao uso indevido de medicações.As ações serão focadas em quatro áreas: pacientes e público; profissionais da saúde; medicamentos como produtos; e sistemas e práticas de medicação.

O CRF-RN começa a campanha local com uma palestra sobre o Uso Racional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A ação ocorre no dia 4 de maio, às 19h, no auditório do CRF-RN, localizado na Praça André de Albuquerque, 634, Cidade Alta, em Natal. No dia 12 de maio, será realizada palestra na fábrica Três Corações (Extremoz) e, ainda neste mês, o CRF-RN leva outra palestra aos trabalhadores da fábrica Coteminas (São Gonçalo do Amarante). A ideia é levar informações sobre o uso correto, seguro e racional de medicamentos.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Farmácia do RN, Sales de Araújo Guedes, os farmacêuticos têm um papel estratégico nesse desafio global. “O profissional farmacêutico é fundamental para alcançar essa meta da OMS e, com certeza, faremos o que for preciso para melhorar a saúde da população, principalmente, por meio da informação sobre o uso racional de medicamentos, que pode prevenir erros graves e salvar vidas. Além disso, sabemos que medidas simples na utilização correta dos medicamentos podem evitar grandes desperdícios no orçamento da saúde”.

Segundo dados da OMS, mundialmente, o custo associado aos erros de medicação é estimado em US$ 42 bilhões por ano ou quase 1% do total das despesas de saúde globais.

Alvos prioritários do desafio

O Desafio Global convoca os países a adotarem medidas prioritárias em relação aos seguintes aspectos:

• medicamentos com alto risco de dano, se usados indevidamente;

• pacientes que utilizam diversos tipos de medicamentos para diferentes doenças e condições;

• pacientes que passam por diferentes níveis e cuidados, a fim de reduzir erros de medicação e danos.

Mais informações sobre a campanha ou entrevistas sobre Uso Racional de Medicamentos:

Assessoria de Comunicação do CRF-RN

98851-5734 (Whats App)

(84) 3222-0926 / 3221-1211

Publicidade:
Senhorinha