Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Macau recebe Memorial Itinerante Wilma de Faria a partir desta terça-feira

O resgate histórico da trajetória de luta e o protagonismo feminino da professora e ex-governadora Wilma de Faria chega à cidade de Macau com a abertura da 5ª edição do Memorial Itinerante Wilma de Faria a partir desta terça-feira (03) no Complexo Educacional Padre João Penha Filho, na Rua São Vicente, Porto de São Pedro.

No dia da abertura, o Memorial funcionará, excepcionalmente, das 18 horas às 21 horas. Entre os dias 4 e 5, respectivamente, quarta e quinta, a exposição segue com visitação gratuita das 8h às 18h. A exposição já passou pelas cidades de Caicó, São Paulo do Potengi, Macaíba e Pau dos Ferros.

A iniciativa reconta a história da vida pública, e de forma delicada e intimista, traz um olhar próximo da vida pessoal de Wilma de Faria. Entre fotos, textos, comendas, placas, roupas e outros artigos pessoais, a caminhada é narrada desde a juventude até a elevação à chefia do Executivo Norte-Riograndense, como a primeira mulher a ocupar o posto na história do RN

Segundo Márcia Maia, socióloga, deputada estadual e filha da ex-governadora Wilma de Faria, a cada nova edição, os visitantes poderão encontrar uma exposição diferente da anterior. “Nosso acervo só tem crescido. Chegamos a quinta edição do Memorial com novas fotos, homenagens e informações, já que as pessoas tem contribuído com novas ao acervo. É gratificante porque nosso estado precisa valorizar os personagens que construíram a história”, explica Márcia.

O Memorial retrata as obras, ideais de justiça social dos programas implantados à época do seu governo e o protagonismo que abriu caminho para outras mulheres na política potiguar. Eternizada com o título de Guerreira, é lembrada pela coragem, competência e ousadia com a qual conduziu a vida, mas também pelas obras sociais e estruturantes. “Quem conhece a própria história, valoriza a memória e busca referências para a construção do futuro”, destaca Márcia.

Sobre Wilma de Faria

Wilma Maria de Faria nasceu em Mossoró e cresceu em Caicó, no Seridó do RN. Filha de Morton Mariz de Faria e Francisca Sales P. de Faria, foi graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição da qual também foi professora. Especializou-se em Sociologia e mestrado em Educação.

A trajetória política foi marcada pelo pioneirismo e pela ousadia. Em 1986 foi eleita a primeira deputada federal do RN, cuja atuação recebeu nota 10 do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap. Integrou o “lobby do batom”, uma luta pelos direitos das mulheres, durante o debate da Constituição Cidadã de 1988.

Em 1989 tornou-se a primeira prefeita de Natal, cidade que administraria por mais dois mandatos: 1996 e 2000. Em 2002, foi eleita a primeira mulher a governar o RN e se reelegeu em 2006. Em 2012, foi eleita vice-prefeita de Natal. Presidiu o Partido Socialista Brasileiro (PSB) por 20 anos. Em 2016, assumiu a presidência do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) e se elegeu vereadora de Natal.

Assessoria de Imprensa
Bruno Araújo – JORNALISTA

Publicidade:
Assembleia Leg