Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Ipanguaçu: Governo do Estado anuncia retomada das obras de recuperação do açude Pataxó

A governadora Fátima Bezerra (PT) recebeu na tarde de sexta-feira (1º) uma grande representação do município de Ipanguaçu, composta pelo prefeito Valderedo Bertoldo, vereadores e movimentos sociais.

Na ocasião, o secretário Fernando Mineiro, da pasta de Gestão de Projetos e Articulação Institucional, apresentou um relatório de todas as ações do Governo para destravar a obra de recuperação da parede do açude de Pataxó e anunciou a retomada das obras até o final deste ano.

O reservatório de Pataxó, que tem capacidade de acumulação de 15 milhões de m³ de água, hoje está com quase 70% de capacidade.

Fica no município de Ipanguaçu foi projetada e construída pelo Departamento Nacional de obras Contra as Secas (DNOCS) em 1953.

O projeto de recuperação do açude foi elaborado em 2014, passou por muitos entraves ambientais e sociais e estava paralisada, revela texto produzido pela assessoria de comunicação do Governo do Estado.

O projeto é financiado por meio de convênio com Banco Mundial, que solicitou uma readequação do projeto com o acompanhamento de um grupo de técnicos de segurança de barragens.

Os vereadores expressaram preocupação quanto à barragem de São Miguel II, privada, localizada no município de Fernando Pedroza, com capacidade de 8,5 milhões de metros cúbicos, e que apresentava sérios danos no seu barramento.

O secretário adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Carlos Nobre, esclareceu que esta barragem foi fiscalizada e notificada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Estado do RN (Igarn) e está em processo de recuperação pelo proprietário.

A governadora destacou ainda o comprometimento de toda a equipe técnica e das secretarias envolvidas para dar celeridade ao andamento do processo, visto que a recuperação da barragem representa a segurança da população não só de Ipanguaçu, como também dos municípios vizinhos.

Blog Pauta Aberta

Postado por Iria Araujo

Publicidade:
Assembleia Leg