Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Ezequiel Ferreira propõe melhorias para famílias da região Agreste

REGIAO

O Programa Cartão Reforma executado numa parceria entre o governo do Estado e o Ministério das Cidades beneficia famílias de baixa renda com crédito para reforma, ampliação ou conclusão de obras. Em função do importante alcance social do benefício, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) está solicitando ao governador do Estado, Robinson Faria (PSD) e ao diretor presidente da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento (CEHAB), João Ronaldo da Nóbrega Filho, a sua implantação no município de Canguaretama, na região Agreste.

“O Programa tem orçamento inicial de um bilhão de reais e a previsão do Governo Federal é a de que 100 mil pessoas sejam beneficiadas nessa primeira fase. Em média, o limite de crédito concedido para a aquisição de material de construção será de R$ 5 mil, com prioridade para famílias cujo responsável seja uma mulher, que tenham idosos ou pessoas com deficiência, além das famílias com renda baixa”, explica o deputado Ezequiel Ferreira.

O parlamentar também encaminhou requerimento solicitando para Canguaretama que em uma população de 33 mil 949 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a implantação do Programa Moradia Cidadã Servidor e Moradia Cidadã Municípios.

“Esse também é um programa importante para o enfrentamento do déficit habitacional do Rio Grande do Norte, que hoje é de cerca de 120 mil moradias. O programa inicialmente contempla os servidores do Estado que podem assumir uma parcela de financiamento mensal de baixo custo”, registra Ezequiel Ferreira.

Nas suas ações voltadas para a região Agreste, o deputado sugeriu ao Governo do Estado que seja realizado convênio com o município de Serra de São Bento para a drenagem e pavimentação de ruas e solicitou a construção da estrada que liga o município à divisa com o vizinho estado da Paraíba.

O asfaltamento d estrada carroçável de apenas seis quilômetros de extensão é uma reivindicação antiga da população de Serra de São Bento. Essa é a principal via de ligação com o município paraibano Araruna. A sua construção vai possibilitar um incremento no turismo das duas cidades que recebem frequentemente um número considerável de turistas.

Larissa Rosado requer programa de apoio psicológico a agentes penitenciários

AGENTES

A deputada Larissa Rosado (PSB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa sugerindo a criação de programa de assistência psicológica e psiquiátrica aos agentes penitenciários do Rio Grande do Norte. O alto grau de estresse ao qual esses profissionais são submetidos é uma das razões para a solicitação parlamentar.

“É comum esses profissionais apresentarem alto grau de estresse com reflexos negativos físicos e psíquicos, entre outros problemas, em função do dano psicológico e da mudança de convívio”, explica Larissa Rosado.

O objetivo, justifica, é proporcionar medidas de proteção que garantam a integridade psicológica e mental dos profissionais dessa categoria. Segundo Larissa, a convivência com duas sociedades ao mesmo tempo, tendo em vista que a prisão é ‘uma sociedade dentro da sociedade’, é capaz de desestabilizar a identidade do sujeito e conduzi-lo a problemas mentais.

“Entendemos que a forma como levamos a vida, dentro e fora do ambiente de trabalho, está diretamente ligada a nossa saúde mental. Doenças da mente são capazes de desestabilizar nossa identidade”, argumenta a deputada.

Ricardo Motta solicita melhorias para Natal e mais quatro cidades do RN

MOTTA

O deputado estadual Ricardo Motta (PSB) apresentou ao plenário da Assembleia Legislativa solicitações para diversas cidades do Rio Grande do Norte nas áreas de abastecimento de água, ação social, estradas e esporte. Aprovados, os requerimentos seguem agora para as secretarias e órgão competentes.

À Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, o deputado Ricardo Motta solicitou a perfuração e instalação de poços tubulares nas comunidades de Vista de Santana, Remédio e Papo Sul, em Brejinho, e Pereiro, Olho D’Água, Serra da Formiga, Purgatório e Uberaba, em Ruy Barbosa.

Com o objetivo de recuperar a malha viária, foram encaminhadas solicitações ao DER para a realização de melhorias e/ou reconstrução de trecho da RN 306, em Extremoz, entre as praias de Genipabu, Barra do Rio, Graçandu e Pitangui; RN 129, entre as cidades de Pedra Preta e Lajes; e RN 002, no trecho entre a BR 101 e a sede do município de Georgino Avelino. Ao DNIT, o requerimento do parlamentar do PSB é para tapar os buracos em retorno da BR 101, próximo à entrada da RN 316 que leva a Monte Alegre.

Outro requerimento apresentado pelo deputado Ricardo Motta pede à Secretaria Estadual de Educação a reforma geral da quadra de esportes localizada na Cidade da Esperança, em Natal. Para a Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social, o parlamentar requer a realização de uma edição do projeto Vila Cidadã, em Georgino Avelino, para atender a população com a confecção de RG, CPF e Carteira de Trabalho, dentre outras ações.

Bandas Marciais

O deputado estadual Ricardo Motta apresentou ainda um projeto de lei visando instituir o Dia Estadual da Banda de Música, a ser comemorado no dia 13 de junho, data na qual nasceu o maestro Tonheca Dantas. Natural de Carnaúba dos Dantas, Tonheca Dantas foi um maestro e compositor de mais de mil peças musicais. “A cultura das bandas marciais é cultivada no Rio Grande do Norte desde o século 19 e hoje são cerca de 130 grupos espalhados por todo o Estado. Devemos destacar, além do aspecto cultural, também o papel social desempenhado por essas bandas que envolvem crianças, adolescentes e jovens num ambiente saudável e de crescimento pessoal”, afirmou o deputado Ricardo Motta.

Crédito da Foto: João Gilberto

ALRN

Publicidade: