Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

ESTIAGEM: Situação de emergência é mantida em 153 cidades do RN

PIPA

Operação Carro-Pipa é uma das ações de socorro à população

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, renovou o reconhecimento de situação de emergência de 153 municípios do Rio Grande do Norte afetados pela seca.

A medida publicada nesta quinta-feira (13), no Diário Oficial da União (DOU), vai assegurar que as regiões continuem recebendo apoio federal para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

A Operação Carro-Pipa, por exemplo, é uma das ações emergenciais do governo federal para garantir o abastecimento de água à população potiguar. Nos três últimos meses, o Ministério da Integração destinou cerca de R$ 25,6 milhões à operação no Rio Grande do Norte.

A portaria permanece em vigor por 180 dias. Inicialmente, a situação de emergência dessas cidades foi reconhecida em novembro do ano passado.

O reconhecimento federal é condição indispensável para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil Nacional. Também é necessário apresentar um Plano Detalhado de Resposta (PDR). Os pedidos são feitos por meio doSistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Equipes técnicas da Sedec analisam os processos e, assim, o ministério define o valor a ser disponibilizado.

Fonte: Portal Brasil,

Publicidade:
Dra Isabela