Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Emparn prevê chuvas de até 559 milímetros em maio, junho e julho no RN

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte anunciou que a previsão de chuvas para o trimestre de maio a julho é de até 559.7 milímetros para a região Leste do estado, onde fica Natal. Nas outras regiões a previsão é de 226.4 mm para o Agreste, 175.2 mm para o Oeste e 133.1 mm para a Central.

A análise foi feita durante a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste de 2020, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas. O chefe da Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), Gilmar Bristot, participou por videoconferência.

Conforme as análises dos meteorologistas, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá se afastar do RN no mês de maio, porém com o aquecimento das águas do Oceano Atlântico próximo ao litoral poderão ocorrer chuvas mais intensas nesta região.

“As águas superficiais do Oceano Atlântico próximo do Litoral Leste do RN estão mais quentes do que o normal, com 29°C, em torno de 1,5ºC acima do normal, e com isso existe a possibilidade também de ocorrência de chuvas intensas durante os próximos 3 meses”, comentou Bristot.

Outro ponto levantado na reunião é sobre a tendência de resfriamento no Oceano Pacífico Equatorial. “Esse resfriamento mostra uma condição de neutralidade para os próximos meses e com tendência de formação do Fenômeno La Niña a partir do mês de agosto de 2020”, explicou.

Por G1 RN

Publicidade: