Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Doadores de sangue são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa

sangue

Os maiores doadores de sangue do Rio Grande do Norte foram homenageados em Sessão Solene, na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue. Proposta pelo deputado estadual Carlos Augusto Maia (PSD), a sessão solene também foi momento para chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue. Para estimular a doação de sangue, a Unidade móvel do Hemonorte está fazendo a coleta e esclarecendo as dúvidas da população durante todo o dia em frente ao prédio da Assembleia, na Praça Sete de Setembro, Centro da cidade.

“Nosso interesse é estimular o assunto promovendo a cultura de doação de sangue, tendo em vista que a primeira doação, na maioria das vezes, vem com a necessidade de um parente ou conhecido. Por isso nosso esforço para que o recado que a doação salva vidas, já conhecido, seja amplamente compreendido. Precisamos entender que a doação de sangue não deva apenas atender ao apelo de quando os estoques estão acabando. A doação precisa ser constante, periódica e regular. Sem se preocupar com quem vai receber. Por isso essa homenagem, disse Carlos Augusto.

Atualmente, o estoque do banco de sangue do Hemonorte passa por uma situação crítica. “O doador é um herói anônimo que deve ser homenageado diariamente. Hoje contamos com mais de 20 mil doadores voluntários. Isso é filantropia”, disse o fundador da Associação de Doares de Sangue, Paulo Luiz de Lima Neris, que vai realizar a doação de número 178, firmando-se um dos maiores doadores em atividade no país. Ele também destacou que uma única doação pode salvar quatro vidas.

O diretor do Hemonorte, Rodrigo Villar de Freitas, dest6acouo caráter educativo da homenagem. “Hoje é um dia especial. O objetivo é homenagear, mas o foco é educativo. Além do ato nobre e altruísmo, a doação deveria ser encarada como um dever cívico do cidadão. Essa data fica como marca para disseminar essa ideia e fazer surgir novos doadores voluntários”, disse.

Além dos homenageados, os deputados Getúlio Rego (DEM), Hermano Morais (PMDB), Albert Dickson (PROS), Nélter Queiroz (PMDB) e Larissa Rosado (PSB), além de representantes do Hemonorte e profissionais da saúde participaram da sessão.

Ação

Atenta a importância da doação de sangue e buscando sensibilizar novos doadores, a Assembleia Legislativa promoveu ação conjunta na segunda quinzena de maio para a coleta de sangue junto aos servidores legislativos e população. A campanha teve o objetivo de contribuir para o reforço do estoque de bolsas de sangue do Hemonorte, na unidade móvel de coleta de sangue que estará instalada na Praça Sete de Setembro, no Centro da cidade.

Homenageados

Áurea Maria Xavier Barbosa
Carlos Antônio Batista de Oliveira
Erikson Girley Andrade de Lucena
Flávio Dantas Celestino Correia
Francisco Halysson da Costa Oliveira
Francisco Rogério Coelho
Isabel Cristina Viana da Costa
Maria Zélia Fernandes
Paulo Luiz de Lima Neris
Ranildo Pereira da Silva
Roberto Rivelino Silva Xavier
Ronaldo Paulino de Brito
Rodrigo Villar de Freitas

Certificados entregues aos homenageados na Associação dos Doadores de Sangue

Aldeirton José de Oliveira
Almir César Costa de Oliveira
Céu Maria do Nascimento
Claudia Regina Veloso
Demétrio Xavier Neto
Fábio Alexandre Barbosa
Fernando dos Santos Lima Filho
Janai da Costa Pereira
Leocádia Silva de Almeida
Marconi Ribeiro do Nascimento
Paulo Luiz de Lima
Walter de Paiva Barreto

Hermano Morais requer sinalização e fiscalização em trecho da RN-203

TRECHO

Segundo Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado Hermano Morais (PMDB) apresentou requerimento solicitando ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que sejam instalados na RN-203, que liga os municípios de São Paulo do Potengi e São Pedro, redutores de velocidade e sinalização vertical e horizontal. Os serviços, de acordo com o requerimento do deputado, são necessários à altura da comunidade do Cabaço.

“A RN-203, naquela altura, tem sido cenário de muitos acidentes com vítimas fatais. Nesta localidade residem 90 famílias numerosas e soma aproximadamente 900 pessoas”, justifica o parlamentar.

Para Hermano Morais, a instalação de redutores e da sinalização, “certamente resultará na diminuição das colisões registradas”. O deputado solicita urgência no atendimento ao seu requerimento argumentando que assim novos acidentes serão evitados e muitas vidas serão salvas.

Vivaldo pede empenho do Governo do Estado para reduzir índice de suicídio no RN

REDUZIR

Com o objetivo de reduzir o índice de suicídio entre os jovens do Rio Grande do Norte, o deputado Vivaldo Costa (PROS) sugeriu que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) realize um treinamento com os médicos que integram o Programa Saúde da Família. A ideia é capacitar os profissionais para que possam identificar sinais de depressão ou abuso de drogas, alguns dos principais motivadores do suicídio.

“Se temos uma estrutura e um problema de saúde gravíssimo, é preciso que a Secretaria de Saúde faça treinamento com médicos para fazerem atendimento com pessoas com problemas de saúde como depressão e abuso de drogas. Se esse problema for visto pelo médico do programa, pode ser identificado e quem sabe, evitado”, disse Vivaldo Costa.

Para tratar do problema, o parlamentar está propondo a realização de audiência pública, no próximo dia 20, que contará com a participação de especialistas. Recentemente, o suicídio entre jovens ganhou espaço nas rodas de conversas e na mídia, em razão do jogo virtual “Baleia Azul” e da série de TV “13 Reasons Why”, da Netflix. O primeiro tem origem russa e consiste numa sequência de desafios enviados por meio da internet. Esses desafios levaram adolescentes no mundo inteiro à automutilação e, em alguns casos, a tirar a própria vida.

Vivaldo Costa explica que a audiência pública também cumprirá o papel de desmistificar o assunto, primeiro passo para alertar as autoridades e a população em geral sobre a realidade do problema no Estado. O papel que cabe ao Poder Público na prevenção ao suicídio também entrará em pauta, assim como uma análise de estatísticas locais referentes à depressão, uma das suas principais causas.

ALRN

Publicidade: