Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

CAERN: Mossoró terá parada programada para adequação à novo sistema

Os poços 8, 18, 22 e 27, na cidade de Mossoró, serão paralisados ao longo desta semana, quando serão feitas vistorias preparatórias de adequação técnica para entrada no Mercado Livre de Energia. O novo modelo de fornecimento de energia elétrica vai gerar mais economia para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Como empresa pública, os valores que a Companhia economiza, volta para o consumidor em forma de investimento.

O poço 8, responsável pelo abastecimento do Alto do Xerém, Carnaubal, Alto da Conceição, Belo Horizonte e parte do Centro, terá o abastecimento suspenso nesta quarta-feira (8), das 13h às 18h.

Já o poço 27, terá parada na quinta-feira (9), das 8h às 13h. O 27 abastece o Conjunto Vingt Rosado e o Alto da Pelonha. O poço 22 terá seu funcionamento suspenso na quinta-feira (9), das 13h às 18h. O 22 abastece os bairros Alto da Pelonha, Ulrick Graff, Walfredo Gurgel e Costa e Silva.

O poço 18, que abastece parte do Santo Antônio, Barrocas e Bom Jardim, terá sua parada na sexta-feira (10), das 8h às 13h. Em todos os poços, o serviço pode ser concluído antes do tempo previsto. Após religar os poços, são necessárias 48 horas para total normalização do abastecimento.

O que é e como funciona o Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre de Energia, como o próprio nome diz, é um setor da iniciativa privada que permite aos consumidores comprarem energia elétrica diretamente dos geradores e das empresas comercializadoras no chamado Ambiente de Contratação Livre. No Ambiente de Contratação Regulada os consumidores realizam a compra de energia direta das concessionárias e distribuidoras, sem a liberdade de escolha sobre a compra ou o seu fornecedor de energia. Empresas como a Caern, que possuem cargas acima de 500 kW, podem adotar o modelo.

A Caern prevê migrar no mês de junho de 2020, do Ambiente de Contratação Regulado para o Ambiente de Contratação Livre de Energia, que possibilita a contratação de energia de diferentes geradores ou comercializadoras e de diversas fontes de geração. No Estado, serão 60 unidades consumidoras, entre poços, estações elevatórias de água bruta e tratada e estações de tratamento de água e de esgoto, que passarão a funcionar com energia 100% renovável (solar, eólica e hidrelétrica). A mudança deve gerar uma economia mínima de R$ 44 milhões para a Caern, num período de cinco anos.

Serviço:

Poço 8
Data: Quarta-feira (8)
Horário: 13h às 18h
Bairros: Alto do Xerém, Carnaubal, Alto da Conceição, Belo Horizonte e parte do Centro

Poço 27
Data: Quinta-feira (9)
Hora: 8h às 13h.
Bairros: Conjunto Vingt Rosado e o Alto da Pelonha.

Poço 22
Data: Quinta-feira (9)
Horário: 13h às 18h
Bairros: Alto da Pelonha, Ulrick Graff, Walfredo Gurgel e Costa e Silva.

Poço 18
Data: Sexta-feira (10)
Hora: 8h às 13h
Bairros: Parte do Santo Antônio, Barrocas e Bom Jardim

Assessoria de Comunicação Social – ACS

Publicidade:
Campanha Criança Disk 100