Loading Player...


Você está ouvindo uma transmissão ao vivo ...
OUÇA EM OUTROS DISPOSITIVOS:
OR Choose your mobile to Tune-In

Caern desenvolve programas que estimulam preservação do meio ambiente

Para não comprometer as necessidades de gerações futuras, é preciso utilizar os recursos naturais da atual geração sem exageros. É este o chamado “desenvolvimento sustentável”. Preocupada com a questão, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) promove programas gratuitos que relembram que é preciso estar atento a ela. “Se a gente suja, polui, a gente vai acabar com a vida” alerta a Educadora Ambiental da Caern, Marineida de Oliveira.

Em 2018, os projetos da Companhia de conscientização totalizaram 285 ações, atendendo diretamente a um público de 5.649 pessoas que, se pensadas como multiplicadoras de informação, somam ao final, mais 115 mil pessoas esclarecidas sobre o tema. São três principais projetos: Caern nas Escolas, Agentes do Saneamento e Água é Vida. Há, ainda, um outro programa em andamento, voltado para tratar questões de esgotamento sanitário.

Caern nas Escolas atua desde 2001 nas escolas públicas e particulares de Natal. A atividade é projetada com a preocupação de orientar o consumo consciente da água e a preservação de recursos hídricos desde o ensino fundamental, trabalhando os assuntos de forma lúdica e prática.

A programação é dividida entre a visita da Caern na escola, com a entrega de cartilhas socioeducativas da Turma da Mônica, e a ida das crianças à Estação de Tratamento de Água, localizada na Administração Central da Companhia, para conhecer as etapas de tratamento de água.

Para agendar visitas, a Caern orienta que seja realizada uma solicitação através de ofício ou entrar em contato com a Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM) da Caern pelo telefone (84) 3232-4169.

Água é Vida é um projeto direcionado a toda uma comunidade, em que a assistente social e educadora ambiental Roberta Medeiros permeia municípios do Estado para ministrar palestras em escolas, postos de saúde e Câmaras Municipais. O intuito é transmitir às pessoas maneiras gerir a água, de modo que seu uso seja racional e evite desperdício.

O programa Agentes do Saneamento é uma capacitação em parceria com as secretarias de saúde dos municípios do Estado voltada para Agentes Comunitários de Saúde. Os colaboradores são instruídos pela Caern para posteriormente atuarem como multiplicadores, disseminando orientações para toda a população, de casa em casa, em pontos comerciais, escolas, nos diferentes bairros.

As atividades incluem palestras e cursos que contribuem no aprendizado e atualização dos agentes acerca dos assuntos relacionados à crise hídrica nacional e global, gestão de recursos hídricos, estações de tratamento de água, doenças de veiculação hídrica, dentre outros temas.

O Agentes do Saneamento retomou a programação de 2019, por meio do curso de Sensibilização em Recursos Hídricos, iniciado este mês. O workshop é dividido em sete aulas e acontece às quintas-feiras, no prédio da Administração Central da Caern.

Além disso, a Caern conta com equipes de mobilizadores sociais, que atuam realizando visitas domiciliares a fim de informar sobre obras de esgotamento que vão sanear a cidade de Natal e esclarecer dúvidas da população a respeito dos transtornos em razão dessas obras e dos benefícios ocasionados pelos serviços.

“Temos que cuidar dos recursos naturais com muita responsabilidade. Que água a gente vai deixar para as gerações futuras?”, reflete Marineida.

Assessoria de Comunicação Social – ACS

Publicidade:
Leila cabeleileira